Apresentação


 

As Jornadas de Fiscalidade do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), realizadas com êxito na sua primeira edição em Março de 2016, voltam à agenda do Auditório José Bayolo Pacheco de Amorim, naquele Instituto, nos próximos dias 7 e 8 de Março, somando ao âmbito de debate e de reflexão da Fiscalidade um tema que lhe é indissociável e igualmente de capital importância – a Contabilidade.

A forma como atualmente, e de forma crescente, os temas da Fiscalidade e da Contabilidade se evidenciam num plano de redobrada relevância política, social e económica do país, catapultando-se, até, para um palco globalizante que extravasa as fronteiras nacionais, impõe um desafio e uma exigência maiores ao IPT no que respeita ao cumprimento do seu superior papel dinamizador de conhecimento. Função, aliás, intrínseca à qualidade de instituição de ensino superior que promove e cultiva áreas científicas ligadas ao domínio da Gestão, onde cabem os conteúdos da Fiscalidade e da Contabilidade. Em especial na região onde predominantemente vinca a sua presença enquanto elo institucional de uma abrangente cadeia de conhecimento, alargando e aprofundando o seu papel, de uma forma particular, junto da comunidade científica, académica e profissional, e de uma forma geral, a toda a sociedade.

A participação no evento de entidades externas ao IPT segue uma estratégia de congregação de colaboradores institucionais e de dinamização e credibilização do projeto, assegurando a sua valorização e elevação. A Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) assume-se, pois, como parceiro fulcral na prossecução dessa estratégia, reforçando uma vez mais a relação estreita de cooperação que vem mantendo com o IPT. No âmbito desta particular colaboração da OCC nas Jornadas de Fiscalidade e Contabilidade há a registar o reconhecimento prévio da certificação do evento, pela Ordem, como conferente da atribuição de créditos para efeitos de formação profissional da atividade de contabilista certificado. 

O programa proposto pretende promover o debate e a reflexão em cada um dos dois dias de áreas temáticas alusivas, respetivamente, à fiscalidade e à contabilidade, conforme programa disponível para consulta.